5 características da gestão escolar de sucesso

Atualizado: há 7 dias

Você já se perguntou alguma vez qual o segredo para a gestão escolar de sucesso?


A verdade é que não há tal coisa como uma fórmula ou segredo para atingir bons resultados, além do trabalho bem feito e da consistência.


É sempre importante lembrar que instituições de ensino são como pessoas. Cada uma com suas particularidades, pontos fortes e fracos e interesses distintos. Não existe um manual de instruções exato que te levará ao sucesso, mas existem focos importantes que com certeza ajudarão a sua instituição de ensino a atingi-lo.


Sozinhas, essas características que apresentaremos logo a seguir garantirão a sobrevivência da sua escola no curto prazo, mas juntas, poderão levá-la à glória no médio e longo prazo.



5 características da gestão escolar de sucesso


1. É essencial que a sua escola tenha um fluxo de caixa estruturado


De certa forma, o fluxo de caixa é um dos principais garantidores da boa gestão financeira de qualquer instituição de ensino. O dinheiro não é o foco de nenhuma escola, mas é ele quem possibilita a boa gestão educacional, os investimentos pedagógicos, etc.


Além disso, na maioria dos casos, a gestão financeira deve ser vista muito mais como sinônimo de sobrevivência do que de qualidade. De acordo com dados do IBGE, 25% das pequenas empresas quebram por uma má gestão financeira.


E mesmo que a sua escola dê lucro e nunca tenha tido problemas financeiros, é necessário manter esse controle do orçamento da instituição no dia a dia. Além de tornar a sua escola mais resistente aos períodos de crises, o controle financeiro será um grande aliado para quando você quiser fazer grandes investimentos ou identificar e cortar custos sem impactar a qualidade do ensino, por exemplo.


Caso deseje se aprofundar ainda mais nessa questão do fluxo de caixa e da gestão financeira, temos um texto perfeito para você. É só clicar aqui.


2. Tenha bons sistemas e digitalize a sua gestão escolar


As maiores barreiras que os gestores escolares encontram na hora de estruturar o fluxo de caixa são a falta de dados e sistemas de gestão, que tornam esse exercício uma prática ainda mais complicada.


Por muito tempo a tecnologia foi vista como inimiga em gestões escolares mais tradicionais, mas a verdade é que ela deve ser tida como uma das maiores aliadas dos gestores escolares e da sua equipe, ainda mais no cenário atual.


Primeiro, alguns benefícios que a sua escola terá utilizando um bom sistema de gestão:

  • Dados organizados e de fácil acesso;

  • Mais tempo de qualidade para focar em questões importantes, como o planejamento pedagógico;

  • Menos trabalhos operacionais;

  • Menos erros causados por descuidos humanos;

  • Maior controle sobre tudo o que acontece na instituição de ensino;

  • Dados para combater a evasão escolar e a inadimplência;

  • Dados para aprimorar a comunicação e o atendimento da sua escola perante os familiares e responsáveis.

A escola deve considerar cada vez mais a migração de suas operações para o digital, pois, como acabamos de ver, todos os setores saem ganhando.


E para isso estamos à sua disposição! O isaac oferece soluções 360º que visam empoderar os gestores escolares, para que estes atinjam o seu verdadeiro potencial e levem sua instituição de ensino ao sucesso. Caso deseje falar conosco, é só clicar aqui.


3. Boa gestão do capital humano e foco no cliente


Não confunda gestão do capital humano com gestão de recursos humanos. Aqui estamos falando de todas as pessoas que têm contato com a sua instituição de ensino. Desde alunos e professores, até os responsáveis financeiros e os fornecedores da sua escola.


Caminhamos para um mundo cada vez mais centrado no consumidor, mas para que esse foco seja atingido, o primeiro passo é o time estar 100% alinhado à proposta da sua instituição de ensino.


Em outras palavras, gestores escolares devem construir e alinhar uma cultura forte e bem definida na escola e a consequência natural disso será um time forte, o bom atendimento e o foco no cliente.


Além disso, a boa gestão do capital humano é o que pode garantir a sobrevivência da sua escola em tempos de crise.


No período pandêmico ficou mais do que comprovado que laços fortes com colaboradores, alunos, professores, responsáveis financeiros e toda a comunidade escolar foram um dos maiores diferenciais das escolas que operaram melhor no contexto.


Caso deseje, separamos aqui uma sequência de leituras complementares relacionadas a esse tema, que podem te ajudar ainda mais com essa questão:



Como mencionamos anteriormente, um bom sistema de gestão é a chave para se alcançar uma gestão eficiente nesse quesito. Hoje em dia o isaac já atende mais de 56 mil matrículas em todo o Brasil, com um único foco: realizar um atendimento humanizado que gere valor para as famílias e dê mais tempo de qualidade para gestores escolares terem mais qualidade de vida e focarem no que realmente importa: educar.


4. Gestão escolar guiada pela liderança 360º


Como já apontamos em outros artigos aqui em nosso blog, o gestor escolar é a agulha que abre o caminho, e seus colaboradores são a linha que o preenchem e juntam as pontas. Além do gestor escolar ser responsável pela criação de uma cultura que servirá de guia para a escola, ele deve ser também um líder estrategista.


O maior erro que alguns gestores cometem é focar apenas no ambiente escolar interno, cuidando de tarefas operacionais e resolvendo problemas do dia a dia.


É essencial que o gestor tenha uma visão muito mais macro de tudo que está acontecendo na escola e esteja presente em todos os setores da instituição, mas não necessariamente trabalhando operacionalmente, e sim orientando o time.


Tendo uma visão maior dos concorrentes, do setor educacional, etc, o gestor conseguirá orientar o time para que a sua instituição de ensino fique sempre à frente no mercado.


A escola pode ganhar muito, mas para isso é necessário que o gestor escolar tenha tempo e não fique preso tendo que resolver problemas operacionais, o que nos leva para a nossa última característica de sucesso.


5. Gestores com mais tempo de qualidade e alívio no dia a dia produzem mais!


Como mencionamos no começo do texto, separadamente esses pilares garantem a sobrevivência da sua instituição de ensino no curto prazo, mas combinados levam a sua escola ao sucesso.


E para que tudo isso seja atingido, o gestor escolar deve estar bem. Sim! Com uma boa qualidade de vida e bem-estar emocional. Estamos passando por um momento extremamente complicado para o setor educacional como um todo e, em muitos momentos, fica difícil até mesmo planejar coisas básicas. Sendo assim, um gestor com tempo de qualidade, segurança financeira e a cabeça livre de estresse é a chave para tudo isso.


Uma das características mais fortes dos gestores escolares de sucesso é que eles também investem neles mesmos. O time é reflexo do líder, então esse precisa sempre estar no seu melhor!


Essa última questão parece um sonho impossível, ainda mais no contexto atual, não é mesmo? Fica com a gente até o final do artigo que você vai ver que agora é extremamente simples e possível.


5 características da gestão escolar de sucesso

Conclusão


As características da gestão escolar de sucesso são várias, mas a principal começa com você, gestor escolar!


Sim, o momento é difícil e algumas dessas questões que foram mencionadas no artigo parecem realidades distantes, mas te dizemos que não tem que ser assim!


Invista em você mesmo e na sua instituição de ensino, tenha 100% da sua receita garantida no fim do mês e mais tempo de qualidade para se planejar e focar no que realmente importa. Como? É simples! Só chamar o isaac clicando aqui.


Caso queira ouvir de outro gestor escolar sobre como o isaac pode empoderar você e a sua escola, te convidamos a ouvir o depoimento de uma de nossas escolas parceiras após a integração conosco. Para assistir ao depoimento, é só clicar aqui.


Fica a dica isaac:


Gostou do artigo? Quer se aprofundar e potencializar ainda mais a sua gestão escolar?


Então temos um presente para você! Clicando aqui você terá acesso gratuito ao nosso Ebook com dicas vitais que te ajudarão a alcançar uma gestão escolar de sucesso. Esse material foi feito com muito carinho e em parceria com o Professor Renato Casagrande. Esperamos que goste!


E também gostaríamos de te convidar para o Papo de Escola, uma série de eventos online onde você terá acesso a conversas 100% gratuitas e focadas em potencializar os resultados da sua instituição de ensino.


Clique aqui para conferir a programação dos cursos e realizar a sua inscrição gratuitamente!

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo