5 dicas para ter as contas em dia no fim do mês

Atualizado: há 7 dias

Todo final de mês é sempre a mesma história: algumas contas atrasadas, outras perdidas e tem também aquelas que você nem lembra, mas que te dão um susto na hora de pagar a fatura.

5 dicas para ter as contas em dia no fim do mês - foto de uma calculadora

Nessas situações, o que costuma faltar é a disciplina. Desenvolver a disciplina financeira, ou seja, ter uma vida mais organizada em relação ao dinheiro, é sinônimo de liberdade. Afinal, sem organização você se torna refém dos seus próprios gastos e hábitos.

Para uma relação mais saudável com o dinheiro, algumas medidas são fundamentais. Sendo assim, separamos aqui 5 passos para o dia a dia que te farão chegar ao fim do mês mais aliviado e com as contas em dia!


1. Anote todos os seus gastos


Controle é essencial para atingir uma boa gestão financeira. Quantas vezes você já não foi surpreendido no final do mês por uma fatura extremamente alta e que te impediu de pagar algumas contas essenciais?

Às vezes, o acúmulo de pequenas compras é ainda mais perigoso do que um grande gasto pontual. Você acha que está gastando pouco, mas no fim do mês essas pequenas comprinhas acabam virando uma bola de neve.

Mediante a anotações e registros simples já é possível criar um sistema de gestão eficiente, com controle sobre os seus gastos.


2. Corte gastos desnecessários


De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio, o cartão de crédito foi o principal tipo de dívida do brasileiro em 2020, sendo apontado por 79,8% das famílias devedoras.

O grande problema do crédito é que ele te possibilita gastar o dinheiro que você ainda não tem. Além disso, ele facilita a compra de itens que você nem mesmo precisa e que acabam te endividando no final do mês.

Portanto, para eliminar gastos desnecessários, o seu maior aliado será o sistema de gestão financeira criado no passo anterior.

Com esse fluxo de caixa montado, além de poder observar gastos de meses anteriores, você poderá ver como determinada compra ou gasto impactou a sua fatura como um todo e, a partir daí, realizar cortes.


3. Comece a montar uma reserva


Tendo uma boa reserva financeira, você estará muito mais prevenido para lidar com eventuais emergências que surjam inesperadamente.

Mas, para que isso seja possível, a sua gestão financeira deve estar organizada. Com o registro mensal de gastos e o corte de despesas desnecessárias, poupar e guardar dinheiro deixará de ser um sonho e se tornará uma realidade.


4. Crie mecanismos de pagamento para o dia a dia


Todos estamos suscetíveis a esquecer de pagar uma conta, o problema é quando isso vira rotina. Para evitar que isso aconteça, é preciso se organizar.

Caso você tenha dificuldades na hora de lembrar dos pagamentos, crie mecanismos para que as suas contas não caiam no esquecimento. Por exemplo:

  • Despertadores;

  • Lembretes na geladeira;

  • Agendas;

  • Cadastro de pagamento automático (débito automático).

Essa questão dos pagamentos em dia é muito importante, ainda mais para os recebedores. Aqui vale trazer um exemplo:

No isaac, atuamos para empoderar gestores escolares com segurança financeira e mais tempo de qualidade. Por outro lado, nosso outro grande foco é gerar valor para os responsáveis financeiros por meio do atendimento humanizado, eficiente e ágil.

A partir de um artigo do SIEEESP e algumas conversas com instituições de ensino parceiras, identificamos que muitos responsáveis acreditam que o atraso do pagamento da mensalidade escolar traz poucas consequências negativas.

Contudo, quando isso acontece, a gestão educacional e todos os setores da instituição de ensino são muito afetados - desde os alunos e professores até a gestão de recursos humanos, por exemplo. Como? A qualidade do ensino é comprometida, os salários dos professores atrasam, o ambiente escolar deixa de receber investimentos e isso aumenta a evasão escolar a longo prazo, dentre outras questões atreladas à gestão escolar.

Apesar de um pagamento atrasado parecer inofensivo, ele pode ser catastrófico. Por isso, é importante buscar alternativas para evitar que isso aconteça.


5. Se tiver um problema, entre em contato e evite a inadimplência


Em maio, o isaac realizou mais de 8 mil atendimentos para os responsáveis financeiros de nossas escolas parceiras e percebemos uma constante.

Em muitos casos de mensalidade atrasada, o responsável deixa de procurar uma alternativa, como renegociação ou parcelamento, e torna-se inadimplente. Isso é desastroso, tanto para o orçamento da instituição quanto para o da própria família.

Sabemos que imprevistos acontecem, por isso o diálogo é necessário e muito bem-vindo aqui no isaac.

Ao comunicar uma dificuldade de pagamento à instituição de ensino, é possível encontrar uma solução mútua, ou seja, que funcione tanto para você quanto para a escola.

E caso a sua escola seja parceira isaac, você pode ter a certeza de que sempre buscamos a melhor solução! Se tiver algum problema para realizar o pagamento, estaremos aqui para entender a situação e propor uma solução incrivelmente simples, sempre de forma muito rápida e tranquila.

Com o isaac, você não precisa sair de casa e enfrentar longas filas para pagar boletos ou negociar valores, tudo é resolvido pelo WhatsApp, prezando pelo que é mais conveniente para cada família.

Conheça o jeito isaac de atender, confira esse post aqui. Gostou? Recomende! Tanto gestores quanto responsáveis financeiros têm muito a ganhar com o isaac.

Saiba mais sobre o isaac clicando aqui.

Conclusão

Não existe mágica para organizar as finanças da noite pro dia, mas esses 5 passos que compartilhamos com certeza trarão ótimos resultados se passarem a fazer parte da sua rotina.

Ressaltamos que o que foi apresentado são passos complementares, portanto, para obter o resultado esperado, execute-os de forma conjunta.

Além disso, lembre-se sempre de que disciplina e organização financeira são sinônimos de liberdade e que mesmo não tendo uma mudança muito grande no dinheiro que entra na sua conta, a organização do dinheiro que sai dela pode fazer ainda mais diferença.

Por fim, nunca deixe de comunicar um atraso ou dificuldade de pagamento. Os acordos são sempre a melhor forma de solucionar esse tipo de situação. E se a sua escola já é parceira isaac, pode contar com o nosso atendimento empático e ágil para resolver isso!

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo