5 erros que você não deve cometer na gestão escolar

Atualizado: há 7 dias

Iniciamos o artigo de hoje com uma reflexão:

“O problema não é errar, contanto que seja um erro honesto e que você aprenda com ele”.


E faz sentido! Inclusive, é o que diversos professores ensinam na escola para os alunos, não é mesmo? É importante lembrar que o certo só existe por conta do errado, que por sua vez só pode ser identificado caso haja reconhecimento.


Um erro na gestão de recursos humanos, por exemplo, pode impactar todo o ambiente escolar que, por sua vez, reduzirá a qualidade das aulas, levando assim a evasão escolar a aumentar. Com isso, há a possibilidade de dar mais margem a novos erros que podem causar outros problemas. Tendo em vista tudo isso, é sempre essencial ter em mente como todos os pilares da gestão educacional estão amplamente conectados e mínimas falhas podem causar grandes problemas em outras áreas.


Erros mais comuns na gestão escolar e como evitá-los

Sendo assim, falamos neste conteúdo sobre os cinco principais erros que você não deve cometer na gestão escolar, para que possa analisar a sua rotina e vivências como gestor escolar e se aperfeiçoar cada vez mais. Afinal, uma gestão ineficiente é um perigo e que pode trazer grandes prejuízos, justamente por causar um efeito dominó em toda a instituição de ensino.


Vamos conferir?


Boa leitura!


1. Falta de visão 360 graus

Como já falamos anteriormente neste texto, os gestores escolares devem sempre ter uma visão geral de toda a escola. Por mais que a área pedagógica seja o coração da instituição de ensino e o motivo pelo qual muitos mantenedores abrem um colégio, é essencial ter uma visão ampla e clara de todos os processos.


Um detalhe mínimo que parece irrelevante e de uma setor que não é o foco da escola pode causar um efeito dominó gigante e comprometer toda a qualidade do ensino. Além disso, caso o gestor escolar não tenha uma visão 360º de todo o negócio, talvez nunca encontre a verdadeira origem de determinados problemas.

Para auxiliar nesse fator, o uso de sistemas de gestão pode ser um forte aliado do gestor escolar e de toda a sua equipe para evitar situações como essa. Principalmente no que se diz respeito à gestão financeira que requer muita organização e dados consistentes. A escola pode e deve sempre buscar o complemento de novas tecnologias para otimizar e minimizar erros nas suas tarefas do dia a dia.


2. Focar em captar novos alunos, mas se esquecer de reter os atuais

Esse é um problema clássico que atinge empresas de todos os setores e não está limitado apenas às escolas, mas é de suma importância. Às vezes, o foco em crescer é tão grande, que o gestor escolar se esquece totalmente de reter os alunos e famílias atuais da instituição.


Por isso, não tome nada como garantido. Se a qualidade do serviço, da atenção e do atendimento caírem drasticamente, porque a escola está gastando muita energia em tentar conquistar novos alunos, existe uma grande chance de terminar o dia ou período sem os dois. Foque sempre em ter um crescimento saudável e com laços muito fortes entre instituição, alunos e famílias.


3. Dinheiro pode não ser o foco, mas é o oxigênio. O planejamento financeiro nunca pode ser deixado de lado

Já trouxemos em um outro texto do nosso blog, que aborda como cobrar mensalidades atrasadas nas instituições de ensino privadas, dados do Sebrae e do IBGE que apontam que 60% das pequenas empresas fecham com menos de 5 anos de idade e que 25% delas quebram por uma má gestão financeira.


Aqui os dados falam por si só, ainda mais em um país onde 85,1% das escolas contam com menos de 500 alunos matriculados, de acordo com dados do INEP de 2018.


Na maior parte das vezes, a qualidade do ensino acaba sendo reflexo do bom planejamento financeiro e da saúde da escola. Mais do que isso, para pequenas e médias escolas, a boa gestão financeira deve ser vista como sinônimo de sobrevivência.


No “Ebook 2021: O futuro da Gestão Escolar”, realizado em uma parceria entre o isaac e o Professor Renato Casagrande, o especialista comenta que a partir do índice de profissionalização da gestão educacional, elaborado pela equipe dele, foi identificado que as habilidades financeiras são o ponto mais fraco das instituições de ensino. De zero a dez, a profissionalização financeira ficou com média três nas escolas analisadas.


Fora isso, dentro do planejamento financeiro é essencial que se tenha um plano para lidar e mitigar a inadimplência da instituição de ensino. Caso queira aprofundar a sua leitura referente a esse tema, preparamos um texto especialmente para você. É só clicar aqui para ler na íntegra.


4. Não engajar o time

Muito se fala que as empresas têm que ter o foco no cliente, mas isso só é possível se a casa estiver internamente arrumada. Ou seja, o foco no cliente é pura consequência de uma cultura e de um time bem estruturados.


Os colaboradores merecem e devem ser ouvidos e valorizados constantemente. Em uma oportunidade, perguntaram para o CEO da Zappos, que é conhecida e estudada mundialmente pela qualidade do seu atendimento ao cliente, qual era o segredo da empresa.


A resposta do CEO foi simples: “O nosso foco não é o atendimento e sim a cultura interna da empresa. Todo o resto é consequência”. Ou seja, funcionários felizes e que se sentem valorizados dão mais valor e vestem a camisa para fazer dar certo.


Isso também tornará a escola ainda mais resiliente ao tempo e as dificuldades, como no cenário atual de crise.


5. Não estipular metas e objetivos


Organização e clareza são sinônimos de liberdade. Talvez o maior erro de algumas escolas seja não estipular metas futuras e apenas deixar as coisas irem acontecendo, em razão de sua rotina turbulenta, principalmente.


A meta nada mais é do que o guia que irá embasar todo o foco e as ações do gestor escolar e de toda a equipe. Seja de curto, médio ou longo prazo, a escola deve sempre ter em vista e trabalhar na base de objetivos definidos.


Seja o objetivo de dobrar de tamanho em um ano ou até mesmo sobreviver nos próximos 3 meses, esse é o alinhamento que terá grande peso para garantir o sucesso da instituição de ensino. Transparência com todo o corpo de professores e funcionários é essencial aqui também.


Todo o time da escola deve sempre estar alinhado e em sintonia, trabalhando pelo mesmo propósito.



Conclusão


Mais importante do que ficar constantemente buscando novas formas de aprimorar o seu trabalho de gestão escolar, é importante dar um passo para trás e analisar o que já vem sendo feito e que pode estar errado por algum motivo. Como já mencionamos, o erro só existe quando há reconhecimento do mesmo e muitas vezes uma falha pequena e discreta pode estar sendo a razão de grandes dores de cabeça em setores diversos. O que nos leva a reforçar a importância do gestor escolar ter uma visão 360º de toda a escola e de todos os setores. Só assim conseguirá fazer o diagnóstico correto para tomar uma decisão precisa.


Você já passou por algo assim? Compartilhe nos comentários ao final deste post e vamos aprender juntos!


Para finalizar, lembre-se também da importância de ter metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Só com uma direção definida e com todo o time alinhado perante o mesmo propósito que grandes feitos ocorrem. Seja um líder, analise os cenários, busque caminhos e guie toda a sua equipe. Como dissemos em nosso texto sobre “diferenças de gestão e administração”, o gestor escolar é a agulha e o time é a linha.


Parece muita coisa, não é mesmo? Foi por isso mesmo que o isaac surgiu! Para tornar o dia a dia do gestor escolar incrivelmente simples, mesmo em meio a tantas mudanças. Ter dados na palma da sua mão, segurança financeira, mais tempo para você e oportunidades para aplicar tudo o que aprendemos aqui hoje, parece um sonho distante não é mesmo?


Mas não é! De uma forma incrivelmente simples, dê mais valor ao seu tempo e ao seu dinheiro! Converse com a gente.


Temos um convite para você!

Gostaríamos de te convidar para participar do Papo de Escola, que consiste em uma série de bate-papos 100% gratuitos e online sobre gestão escolar de um jeito incrivelmente simples, para que você consiga incrementar a sua gestão e evoluir a cada dia! As vagas são limitadas! Então, clique aqui para se inscrever agora mesmo e conquistar seu certificado de gestor escolar do futuro.

230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo