6 passos para uma comunicação escolar eficiente

Atualizado: há 7 dias

Manter uma comunicação eficiente e estratégica nas instituições de ensino é um dos grandes desafios da gestão escolar no cenário atual.


Bate-papo na secretaria, reuniões presenciais, eventos e comunicados no mural precisaram ser substituídos por formatos de comunicação digital que mantivessem ainda assim os laços com as famílias, deixando a comunidade escolar engajada e o corpo docente alinhado aos objetivos da instituição de ensino.


Como ter uma comunicação eficiente e assertiva na escola particular?

Diante de toda a adaptação necessária, os gestores escolares sentiram a necessidade de ter mais tempo disponível e um planejamento consistente para gerenciar todo o conteúdo e direcioná-los aos receptores da maneira correta.


Afinal, uma comunicação bem estruturada é um pilar de extrema importância para o sucesso de uma gestão escolar. É por meio dela que se constrói um relacionamento forte e atrai novos alunos e colaboradores, auxiliando ainda na redução do nível de evasão escolar e até mesmo da inadimplência. Sabia?


Tendo tudo isso em vista, preparamos este artigo com seis passos essenciais para que você implemente uma comunicação eficiente em sua instituição de ensino, dialogando de forma mais assertiva com alunos, responsáveis e colaboradores. Continue conferindo abaixo, essa leitura vale super a pena!


Por que investir na comunicação escolar?


Inúmeros são os benefícios de investir em um planejamento estratégico para realizar uma comunicação eficiente em sua escola. Além de manter os colaboradores motivados, uma comunicação assertiva aproxima toda a comunidade da sua instituição de ensino.


Ao terem uma comunicação constante e eficiente com a escola, alunos e responsáveis se sentem engajados e satisfeitos, o que fortalece os laços e faz com que sua instituição tenha mais chances de ser indicada para outras famílias e estudantes. Tudo isso impacta diretamente na captação de alunos, bem como na retenção.


Além disso, vale destacar que uma comunicação clara e estratégica reduz as chances de ruídos, fator que também interfere no desenvolvimento e resultados da instituição.


Ou seja, gestores escolares que destinam seus esforços para se comunicar de maneira assertiva com seus públicos tendem a ter mais sucesso no setor. A comunicação é uma poderosa ferramenta para uma boa gestão escolar!


Agora que já falamos sobre as vantagens, vamos aos passos para alcançar uma comunicação eficiente em sua instituição de ensino particular.


Passo 1: Elabore um planejamento


Para iniciar, é necessário identificar o que sua escola quer e deve informar a todos os seus públicos. Por exemplo, você pode fazer uma lista com todos os conteúdos, como:


. Comunicados institucionais sobre a escola e seu funcionamento

. Informativos sobre calendário pedagógico

. Documentos

. Informações sobre matrículas e rematrículas

. Dados sobre situação financeira

. Pagamento de salários para os colaboradores, entre outros.


Após ter essa parte mapeada, monte um calendário para determinar a sazonalidade e o formato, bem como o público-alvo de cada comunicação. Assim, é possível construir um relacionamento assertivo, frequente e consistente com todas as suas prioridades, tendo também uma visão mais clara e ampla de o quê, quando e para quem está sendo comunicado.


Passo 2: Entenda e conecte-se à realidade dos seus alunos


Depois de já ter definido o calendário de comunicados e a sazonalidade em que serão enviados, é essencial que você compreenda o comportamento e a maneira mais eficiente de se comunicar com os alunos.


Atualmente, as crianças e os adolescentes sentem-se impactados e influenciados por conteúdos dinâmicos, que prendam a atenção. Portanto, pense em formatos criativos e interativos para manter os estudantes engajados com a sua instituição de ensino. Vale até investir em vídeos breves para comunicar os assuntos mais importantes e, assim, obter mais engajamento e fortalecer os laços.


Passo 3: Comunique-se de forma clara e transparente


Este ponto é de extrema relevância. Ressaltamos isso, pois não é nem um pouco eficaz usar palavras e termos de difícil entendimento nos comunicados ou, ainda, ocultar dados que devem ser expostos facilmente a todos os envolvidos.


Dessa maneira, não use termos técnicos do setor educacional, caso esteja falando com alunos e responsáveis, principalmente, deixe o calendário de provas e tarefas em um local de fácil acesso, como o e-mail ou aplicativo de comunicação escolar, status sobre pagamentos de mensalidades também devem ser informados, bem como o expediente em datas comemorativas para toda a equipe da sua escola, entre outras situações do dia a dia.


Passo 4: Conte com um atendimento humanizado


O atendimento humanizado e personalizado em instituições de ensino já foi tema de um artigo muito interessante aqui do nosso blog. Para ler na íntegra, é só clicar aqui.


E estamos mencionando esse pilar neste post também, porque escolas que desejam se destacar frente à concorrência e ter uma boa gestão educacional precisam estar atentas a isso. Alunos e responsáveis desejam ser tratados de forma personalizada, e não apenas como mais um número para o orçamento da instituição.


Na gestão de recursos humanos, invista no treinamento e formação de uma equipe de atendimento empática, que esteja preparada para entender a realidade de cada família e propor a melhor solução individualmente.


Aqui no isaac, temos um time especializado em Experiência do Cliente para proporcionar uma vivência diferenciada às famílias da sua escola, fortalecendo ainda mais os laços que já existem. Para conferir casos reais na prática, te convidamos a clicar aqui.


Aproveite para ler também: Como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias?


Passo 5: Aposte em ferramentas tecnológicas

A tradicional comunicação por meio da agenda escolar física, anotações e circulares ainda é muito utilizada no ambiente escolar. Entretanto, trazer novas ferramentas pode ser uma forma de dinamizar esse diálogo, principalmente no cenário atual de aulas remotas e ensino híbrido.


Sendo assim, você pode, por exemplo, enviar mensalmente um e-mail a todos os responsáveis com as novidades e principais notícias do que aconteceu durante esse período na sua instituição. Uma outra possibilidade eficaz é contar com um aplicativo especializado para informar sobre o calendário de provas, atividades complementares, notas, reuniões, eventos e tudo mais.


Os recursos tecnológicos e os sistemas de gestão permitem que os responsáveis e os estudantes tenham acesso de maneira simples ao que está acontecendo de mais importante na rotina escolar. Sua escola deve estar preparada para acompanhar o novo movimento do segmento de educação.


Sugestão de leitura para você: Impactos e desafios da digitalização do setor de educação


Passo 6: Esteja atento aos feedbacks


Como último passo dessa lista, mas não menos relevante, está a escuta ativa aos feedbacks de responsáveis, alunos e professores sobre a comunicação da sua escola.


Em relação aos colaboradores, abra um espaço para escutá-los, permita que todos participem das discussões, relatem problemas e proporcionem sugestões para melhorias na instituição.


Além disso, para famílias e estudantes, uma boa opção é realizar pesquisas de satisfação. Elas podem ser aplicadas semestralmente, ou anualmente, tratando dos mais variados fatores sobre a maneira que está se comunicando, e em todos os setores.


Ao escutar os feedbacks e identificar os pontos que podem ser melhorados, sua escola pode sair muito à frente no mercado. Pense nisso!


Conclusão


Com a rotina turbulenta e cheia de burocracias na gestão escolar e na gestão financeira, às vezes não paramos para analisar toda a importância de uma comunicação eficiente. Não é mesmo? Deixe sua opinião nos comentários, vamos interagir!


Sabendo disso, esperamos que as dicas que apresentamos nesse artigo auxiliem o seu dia a dia, para que você possa implementar uma forma de se comunicar estratégica e assertiva com os alunos, responsáveis e professores.


Preparamos semanalmente conteúdos sobre gestão escolar para você potencializar os resultados da sua instituição de ensino privada. Veja alguns:


. Quiz: atinja seu verdadeiro potencial como gestor escolar

. 5 dicas eficientes para organizar a secretaria da escola

. Captação de alunos na pandemia. Como fazer?


Além dos materiais do nosso blog, oferecemos conversas gratuitas sobre assuntos importantes e atuais relacionados à gestão escolar, ministradas por profissionais renomados no setor. Para conferir a programação completa e se inscrever, clique aqui. Manter-se em constante atualização é um grande diferencial!


Conte sempre conosco para tornar a gestão da sua escola incrivelmente simples, colocando um ponto final na sua dor de cabeça e te deixando bem longe do estresse. Saiba mais aqui.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo