Atendimento humanizado na escola: como ter um?

Atualizado: há 7 dias

Um bom atendimento é um dos pilares de sucesso para qualquer tipo de negócio, em todos os setores. Se isso já era um fator de extrema importância antes, hoje se tornou ainda mais imprescindível, afinal, estamos falando de um cenário em que os consumidores estão mais exigentes, informados, conectados e muito mais criteriosos em suas decisões de compra ou contratação de serviços.


Mulher interagindo com pessoa por meio de notebook. Atendimento humanizado nas escolas. Gestão Escolar eficaz.

De acordo com o estudo 2018 Customer Service Expectations Survey, realizado pela Gladly, 92% dos consumidores afirmam que deixariam de comprar produtos de uma empresa depois de uma experiência ruim no atendimento. Outro dado interessante é que 68% revelam que pagariam mais caro para comprar de uma empresa com ótimo histórico de atendimento ao cliente.


No Brasil, 90% dos consumidores se tornam fiéis às marcas que prestam um excelente atendimento, segundo o relatório 2017 State of Global Customer Service Report, da Microsoft.


No segmento educacional, tudo isso também deve ser levado em consideração e merece grande atenção. Os gestores escolares precisam estar atentos ao atendimento da sua instituição de ensino, tendo como objetivo proporcionar uma experiência do cliente diferenciada e memorável. É essencial saber como conquistar o responsável no momento pré-matrícula, para assim alcançar a captação do aluno, bem como no pós-matrícula, para fidelizar o seu público.


Tendo em vista a situação complexa atual, em que os esforços precisam se potencializar ainda mais para reter os estudantes, preparamos este conteúdo para você adquirir conhecimentos necessários sobre a relevância do atendimento humanizado e conferir dicas práticas de como implementá-lo de maneira eficiente e incrivelmente simples em sua escola. Vamos lá?


O que é atendimento humanizado?


Atendimento humanizado pode ser definido como um relacionamento que tem como base o diálogo atencioso com o cliente. Esse modelo de atendimento tem como foco resolver os problemas por meio de respostas acolhedoras e que sejam adequadas a cada situação, ou seja, de forma personalizada. Assim, fica longe do esquema tradicional de muitas empresas que seguem um script rígido, inadequado e sem olhar para as individualidades do consumidor.


A humanização no atendimento valoriza e alavanca a relação cliente empresa. Afinal, ao se sentir valorizado, e não apenas um número, o indivíduo tem a sensação de que a marca é sua parceira e que pode depositar confiança nela, um aspecto que contribui muito para a satisfação e fidelização nos dias de hoje.


Resumindo, o atendimento humanizado é uma estratégia de negócio que ajuda a melhorar a experiência dos responsáveis em relação à sua escola, destacando-a no mercado e frente à concorrência.


Qual é a importância de implementar um atendimento humanizado na escola?


De acordo com um estudo realizado pela Accenture, uma empresa global de consultoria de gestão, cerca de 73% dos consumidores preferem um atendimento humano para solucionar alguma dúvida ou demanda.


O resultado dessa pesquisa demonstra que, apesar do aumento de processos tecnológicos e de automação de atendimento, como os chatbots, ainda há algo na experiência do cliente que valoriza o contato com o humano por trás da tela.


Diante disso, já deu para notar que o atendimento humanizado é uma peça-chave e que deve estar entre as prioridades para diferenciar sua instituição de ensino, não é mesmo?


Portanto, listamos abaixo três das principais vantagens de realizar um atendimento humanizado em sua escola.


1. Fortalecimento do posicionamento no setor de educação


A humanização é uma tendência global de atendimento. Dessa forma, o atendimento humanizado nas instituições de ensino pode ser visto como um diferencial competitivo, já que também fortalece o posicionamento da marca no setor. Vale destacar que em momentos de crise isso se torna ainda mais importante, já que é fundamental ser reconhecida pelo público como uma escola de valores sólidos e humanos.


2. Aumento da captação de alunos


Como já mencionamos anteriormente neste artigo, o atendimento humanizado garante experiências personalizadas e potencializa os laços entre famílias e a escola. Sendo assim, os responsáveis se sentem confiantes em matricular suas crianças e adolescentes em uma instituição de ensino que apresenta no dia a dia esses valores.


3. Crescimento da fidelização e satisfação de responsáveis e alunos


Ao contar com um atendimento que escuta e entende suas individualidades, os responsáveis e alunos se sentem mais satisfeitos e acolhidos, fazendo com que queiram permanecer na escola e até mesmo que indiquem novas pessoas para matrículas. Lembrando que isso também impacta no nível de evasão escolar.


Por onde começar e como implementar um atendimento humanizado na escola?


Agora que você já conhece o poder do atendimento humanizado para sucesso de sua instituição, é normal que surja a seguinte pergunta: como implementá-lo de forma eficiente e simples?


Para te auxiliar com isso, elaboramos abaixo dicas práticas para você aplicar na rotina da sua escola. Não deixe de conferir!


. Analise como está sendo realizado o atendimento aos responsáveis e alunos atualmente

Antes de começar a implementar o atendimento humanizado, realize um diagnóstico do atendimento atual na sua instituição de ensino. Analise as informações sobre desempenho, perfil do seu time de atendimento, histórico de conversas e feedback das famílias.


Além disso, também é importante mapear os pontos de maior dificuldade na comunicação e avaliar quais são os erros mais comuns que acontecem no atendimento. Assim, conseguirá definir com clareza quais são os valores que devem ser implementados na nova fase.


. Pense e construa o atendimento humanizado com toda a equipe

Os colaboradores devem se sentir parte dessa novidade, afinal, são eles que estão a maior parte do tempo na linha de frente e conhecem bem o perfil dos responsáveis e estudantes.


Pensando nisso, faça um mapeamento coletivo de como será a nova forma de atendimento, prezando por uma relação humana e personalizada. Não se esqueça também de acompanhar constantemente como estão os resultados, enviando pesquisa de satisfação e escutando ativamente os feedbacks das famílias.


. Conte com o isaac, seu parceiro em Gestão Escolar

Aqui no isaac, realizamos um atendimento humanizado e eficaz a mais de 16 mil famílias, por meio das nossas escolas parceiras em todas as regiões do Brasil.


Como funciona o atendimento humanizado no isaac?

Nosso time de Experiência do Cliente é responsável por conversar com os responsáveis, compreender sua realidade e propor a melhor solução para cada caso.


Seja para conversar com a equipe da sua escola e alinhar as questões ou para acompanhar as famílias no processo, nosso time de atendimento está aqui por você e para você. E o relacionamento entre a sua instituição de ensino e as famílias, além de respeitado, é potencializado. Não é à toa que a nossa nota de satisfação atual é 9,76.


Para que você possa visualizar de maneira clara e dinâmica como funciona na prática o atendimento humanizado aqui no isaac, separamos abaixo uma seleção especial de prints de conversas reais com responsáveis por alunos e feedbacks. Está demais, vale super a pena conferir!


Compreendemos como a situação atual da pandemia está impactando na vida das famílias. Nosso time de atendimento humanizado está sempre à disposição para ajudar de maneira carinhosa e propor a melhor solução.


Registro de atendimento humanizado do isaac

Aqui está uma imagem que representa como o atendimento do isaac é atendimento e humanizado. São palavras como essa que reforçam como estamos no caminho certo.


Registro de atendimento humanizado do isaac

Chegamos para descomplicar o dia a dia das famílias, atendendo de maneira eficiente, rápida e personalizada, para garantir a satisfação e ir muito além da nota 10.


Registro de atendimento humanizado do isaac

As escolas parceiras também recebem nosso atendimento humanizado. Chegamos para simplificar o dia a dia, tornando a gestão incrivelmente simples.

Registro de atendimento humanizado do isaac

Conclusão


Atuar no setor de educação é transformar vidas, lidar com pessoas e sonhos. Diante disso, o atendimento humanizado é uma peça-chave para fazer uma boa gestão e potencializar os resultados da instituição de ensino.


Ou seja, o atendimento humanizado na escola é uma excelente maneira de tornar a sua marca parte dos sonhos das famílias. Mas para isso é necessário contar com estratégia e uma gestão escolar inovadora, e o isaac pode ser seu grande aliado nessa jornada.


Para saber mais sobre nosso atendimento humanizado e todos os outros benefícios de se tornar uma escola parceira do isaac, clique aqui e agende um bate-papo com nossa equipe.


Além disso, também separamos abaixo alguns conteúdos que produzimos para tornar a gestão escolar incrivelmente simples, longe da burocracia. Veja:


. Gestão financeira | Fluxo de caixa nas escolas: indispensável em tempos de crise

. Por que isaac é para a sua escola?

. 5 livros que todo gestor escolar deve ler


Conte sempre com a gente! Vamos juntos transformar a educação!

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