Captação de alunos na pandemia. Como fazer?

Atualizado: há 7 dias

Dentre tantas dores que atingiram o setor de ensino privado durante a pandemia, a perda de alunos vêm sendo uma das maiores.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Grupo Rabbit, as escolas particulares perderam um terço das matrículas na pandemia do coronavírus. Ao todo estima-se que 2,7 milhões de estudantes tenham saído do ensino privado.

Em períodos como o atual em que vivemos, com altas taxas de evasão escolar, o foco de grande parte dos gestores é a captação de novos estudantes, com o objetivo de preencher as cadeiras que estão ficando vazias e manter a saúde financeira das suas instituições.


Criança de máscara - Captação de alunos na pandemia. Como fazer?

Porém, além de o planejamento para captação ser muito mais caro e trabalhoso do que o planejamento para retenção dos alunos, também é muito mais arriscado e pode aumentar ainda mais a evasão, já que os esforços da gestão escolar estão sendo destinados para outra meta.

Pensando em tudo isso, elaboramos este artigo para ressaltar que captar alunos de forma saudável na pandemia não é algo impossível de se fazer. Diversas escolas bem estruturadas provaram que é possível ter um planejamento eficiente para alcançar os resultados esperados em meio a tantas incertezas.

Sendo assim, o que a sua escola pode fazer para captar alunos na pandemia de maneira saudável?

Instituições de ensino privadas tiveram que explorar ao máximo maneiras criativas para que isso desse certo no contexto atual e separamos aqui as principais para você. Confira logo abaixo cinco dicas para captar alunos de forma eficiente e potencializar os resultados.


Invista em atendimento humanizado e digital


A demanda por atendimento personalizado foi algo extremamente catalisado pela pandemia em todos os setores. Já era uma tendência crescente e agora é praticamente uma exigência por parte dos clientes. A construção de um relacionamento com os responsáveis financeiros é uma das questões mais importantes para a boa gestão escolar funcionar, e isso deve ser pensado desde o dia um.


Pessoas não querem ser tratadas como um número de CPF, mas sim como seres humanos. O problema é que essa exigência cresce bem em um momento em que praticamente tudo ocorre no meio digital.


Aí fica a grande pergunta: é possível humanizar um atendimento digital e distante? A resposta é sim!


Apesar de ser um grande desafio, a escola deve estar alinhada a essa nova forma de conversar com as famílias. É um dos maiores diferenciais que existem hoje em dia.

Aqui no isaac, o atendimento humanizado e o foco no cliente são prioridades. Para conferir como funciona na prática, é só clicar aqui.


Inclua ações de marketing digital


De acordo com dados da McKinsey, o Brasil é um dos países mais conectados do mundo. Identificaram que a população brasileira apresenta o segundo uso mais intensivo de internet do mundo, com uma média de 9,5 horas diárias.

A atenção do consumidor está cada vez mais nesse meio e é essencial que a sua escola esteja lá também. De início, a escola pode se utilizar de ferramentas gratuitas, como o Instagram e o Facebook, por exemplo. Redes sociais com conteúdos constantes e que apresentem interação com as famílias são pontos de contato muito relevantes.

Estratégias mais tradicionais de e-mail marketing e sites bem feitos contam muito nesse momento também. Além de ter pontos de contato online, organizados e apresentáveis, a escola deve criar estratégias para transformá-los em ferramentas de captação.

O e-mail marketing, por exemplo, ainda é o meio mais utilizado por muitas empresas para a comunicação com clientes interessados no serviço. Ele é uma ótima forma de realizar um primeiro contato com possíveis clientes ou cativar e manter o interesse de outros que ainda estejam mais indecisos.

Vale ressaltar também que os meios digitais devem ser vistos como ferramentas complementares e não estratégias separadas. Como foi mencionado anteriormente, o email pode ser uma ferramenta poderosa de primeiro contato, que levará as famílias interessadas para as redes sociais da instituição de ensino, canal onde podem ser encontradas mais informações da escola e pode-se ter uma comunicação mais fluida.

É essencial que a escola mapeie também em quais pontos se encontram a atenção do seu público-alvo, pois são neles que deverá focar o seu esforço.


Não se esqueça de acompanhar os alunos atuais


Estudos recentes do Instituto Casagrande demonstram que uma diminuição de 5% no número de estudantes pode trazer uma redução de 45% na receita da escola, afinal, os custos fixos permanecem os mesmos, mas há menos mensalidades contribuindo para o orçamento da instituição.

Como mencionamos anteriormente, o maior erro de alguns gestores é focar muito na aquisição de novos alunos e se esquecer dos parceiros atuais. O impacto da perda de um aluno é muito grande e pode trazer grandes prejuízos à sua gestão financeira.

Quando a instituição de ensino estiver visando o crescimento é necessário que um colaborador mantenha-se responsável no ambiente escolar para atender e cativar os alunos atuais. Sistemas de gestão podem ser grandes aliados nesse momento.


Seja compreensivo ao contexto


Mais do que tudo, a captação de alunos precisa ser estratégica nesse momento. Muitos responsáveis estão passando por dificuldades financeiras e é essencial que as escolas os ouçam.

Bolsas e descontos podem ser uma ótima estratégia para aumentar as chances de parceria com novas famílias, mas isso deve ser feito com muito cuidado.

Oferecer essas bonificações para novos alunos significa ter que abrir a mesma condição para outras famílias, e isso pode ser perigoso. Uma ação como essa precisa ser muito estudada pelos gestores escolares.

Às vezes, é melhor perder uma oportunidade no curto prazo do que tomar um risco que pode desestabilizar sua instituição de ensino em um futuro próximo.


Tenha diferenciais tecnológicos


O ensino está se digitalizando e é essencial que a gestão educacional e a instituição de ensino como um todo acompanhem esse movimento.

Já mencionamos a importância do atendimento e do marketing digital, mas não se pode perder de vista a digitalização dos meios de pagamento.

Pilha de boletos na secretaria é coisa do passado. A sua rotina e a dos responsáveis financeiros podem ser incrivelmente simples. Além de ser um diferencial, essa digitalização ainda contribui para a redução da inadimplência, sabia?

Caso queira descobrir como o isaac pode descomplicar o seu dia a dia e fortalecer os laços com as famílias, é só clicar aqui.


Conclusão

É possível realizar uma captação saudável de alunos durante a pandemia, mas isso deve ser realizado com muito cuidado e de forma estratégica.

Aplicar tudo isso que foi mencionado no texto, tendo 100% da sua receita garantida no fim do mês e tempo para se planejar tornaria tudo mais fácil, concorda?

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