Existem diferenças entre Administração e Gestão Escolar?

Atualizado: há 7 dias

Administração e Gestão Escolar são duas palavras que com certeza estão muito presentes no seu dia a dia como gestor escolar, entretanto, será que possuem o mesmo significado?

diferenças entre administração escolar e gestão escolar

Apesar de parecerem sinônimas, essas definições carregam essências e diferenças sutis que não só devem estar claras no dia a dia escolar, como devem ser absorvidas da forma correta pelos gestores.


No “Ebook 2021: O futuro da Gestão Escolar”, realizado em uma parceria entre o isaac e o Professor Renato Casagrande, o aclamado especialista nos conta que “Administração” não conversa mais tanto assim com o ambiente escolar, dado que o seu sentido está muito ligado a ação da obediência, do controle de processos e ao tecnicismo.


Por outro lado, desde a constituição, a expressão “Gestão Escolar” começou a ganhar espaço nas instituições de ensino, por ser uma palavra mais democrática e que traz consigo valores fortes ligados ao relacionamento com pessoas e a ação de “conduzir alguém a algum lugar”. Indo muito além da essência da palavra “administração”, ligada à obediência, não é mesmo?


Além disso, Renato Casagrande complementa o seu discurso dizendo que o bom gestor é aquele que domina métodos e sabe como fazer as coisas. Sendo assim, percebemos então que “gestão” carrega um sentido mais técnico de quem domina conceitos e sabe como chegar a determinado lugar.


Neste ponto, o problema, de acordo com o Professor, é que hoje em dia se fala muito de gestão, mas pouco sobre liderança. Pela definição anterior, vimos que o gestor sabe como fazer, mas apenas o líder faz acontecer. É essencial que Gestão e Liderança sejam conceitos complementares na escola, mas infelizmente isso nem sempre acontece.


Em relação à liderança, um fator de extrema importância para o sucesso de negócios em todos os setores, em um discurso histórico no TED X, o famoso palestrante Simon Sinek define liderança como uma escolha e não como um título.


O seu time de professores e funcionários devem te seguir por acreditarem em você e não pela sua autoridade. Além disso, segurança é uma palavra-chave aqui. O bom líder é aquele que guia tirando o time da zona de conforto, mas passando a segurança necessária para que isso aconteça de forma saudável.


Dito tudo isso, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um desses conceitos para que eles fiquem bem claros para você, gestor escolar.


Gestão Escolar x Administração Escolar


Apesar de ambos estarem ligados às ações e conhecimentos necessários para o funcionamento da escola, o verbo “gerir” vem substituindo “administrar” por carregar consigo valores mais ligados ao relacionamento humano no âmbito de trabalho, como já mencionamos anteriormente neste texto.


Se olharmos a fundo o que cada termo significa, descobrimos que a administração escolar está mais relacionada aos exercícios de planejamento, organização e controle de recursos diversos para que a escola funcione. Sendo alguns desses principais recursos: materiais e insumos, tempo, funcionários, recursos financeiros, equipamentos.


Justamente por isso que a administração é vista como algo muito frio e distante das pautas de relacionamento e gestão de pessoas. Assim, essa função é enxergada de uma maneira muito mais calculista, visando buscar um aumento na receita e não no valor gerado para todos.


De certa forma a administração garante que a escola tenha os recursos necessários para funcionar, mas isso não garante necessariamente a entrega de um bom serviço.


Para se ter uma visão mais clara do que estamos falando, algumas ações que fazem parte da rotina de um administrador escolar são:

  • Definição de metas e objetivos.

  • Planejamento de estratégias e análise de riscos e ameaças.

  • Mensuração de resultados.

  • Definição de orçamentos e análises financeiras.

  • Garantia do bom funcionamento de todas as áreas da escola.

  • Delegação de tarefas.

  • Planejamento e organização de calendários e cronogramas.

  • Análise de pontos fortes e fracos da escola.

Dessa forma, nota-se como se basear apenas nos conceitos da administração poderia te tornar um regente incompleto e distante no ambiente escolar. Não é mesmo?


Já o termo “gestão escolar”, como descrito pelo Professor Renato Casagrande, está muito mais ligado à ação de conduzir alguém a determinado lugar, para então chegar ao resultado almejado.


Algumas diferenças claras que podemos listar aqui que fazem parte do processo de gestão escolar, mas não do de administração escolar, são:

  • Ações motivacionais.

  • Incentivo à retenção e ao crescimento dos colaboradores na escola.

  • Visão do time como indivíduos diferentes e não como números.

  • Orientação e auxílio para extrair o melhor de cada um.


Como atingir esses resultados?

  • Engajamento contínuo dos colaboradores.

  • Estimulando e incentivando todo o time a ser mais proativo, bem como a ambicionar o seu crescimento na instituição de ensino.

  • Proporcionando segurança, mesmo fora da zona de conforto.

  • Reconhecendo esforços.

  • Oferecendo liberdade, mas com as orientações devidas para que a autonomia de fato funcione.

Com essa explicação, deu para perceber como temos aqui uma espécie de administração mais humanizada e mais ligada ao conceito de liderança que nos foi trazido pelo Simon Sinek no início deste artigo?


É muito sobre cultivar relações e não apenas negócios dentro da sua escola. Nesse tempo de pandemia isso se provou ainda mais essencial. Instituições que contam com bons gestores foram muito mais resilientes a toda essa crise que estamos passando, justamente pela equipe ter se sentido segura e abraçada mesmo em meio a tantas incertezas. Apenas a gestão escolar garante isso, pois ela é capaz de formar laços fortes e verdadeiros entre todos da escola.


Liderança no ambiente escolar


Para nos aprofundarmos nesse tema, o que é ser líder e como isso conversa com a pauta de gestão escolar versus administração escolar?


Em uma live do Tonini Ramos, para o canal “TeamClubeTv”, ele compara o Líder a uma agulha e os liderados à linha. Um não funciona sem o outro. O dever da agulha é chegar na frente e abrir caminho, sem nunca desgrudar da linha. Tonini também faz uma citação do famoso filósofo Mario Sergio Cortella, em que ele diz que o papel do líder é servir aos outros e não ser servido do seu próprio poder.


Uma última assimilação interessante que podemos fazer aqui é a da liderança com a paternidade e a maternidade. Simon Sinek, em seu famoso discurso, diz que o líder tem como função educar, dar oportunidades de desenvolvimento e persistir no sucesso dos seus colaboradores ao invés de os descartarem e contratarem outra pessoa. Mais do que isso, o bom líder não deve somente propor, é necessário que ele abra espaço e crie um ambiente onde todos se sintam à vontade para expor suas ideias.


Conclusão


Além de uma mudança de palavras e conceitos, estamos falando aqui de uma mudança de mentalidade. A gestão de recursos humanos está se tornando cada vez mais necessária para o bom funcionamento e a sobrevivência das instituições de ensino. Por esse motivo que o Professor Renato Casagrande afirma que este termo ficou antiquado para os dias atuais e a essência da palavra “gestão” deve ser absorvida para um bom comando escolar.


Um outro ponto relevante e para refletir é: de que adianta dominar todas as técnicas e conceitos, mas não conseguir passar isso para o seu time? Como gestor escolar você precisa que outros desempenhem funções importantes e apenas com a boa liderança isso pode ser atingido.


A boa gestão é o que fornece os meios necessários para o funcionamento saudável da organização, como uma engrenagem, mas só com liderança que o gestor conseguirá atingir os seus reais objetivos com o apoio de todo o time.


Dito tudo isso e pensando no seu crescimento como gestor, te convidamos para participar dos nossos bate-papos 100% online e gratuitos para gestores escolares, do Papo de Escola. As vagas são limitadas! Então, clique aqui para se inscrever agora mesmo e garantir seu certificado de gestor escolar do futuro.


#Ficaadica


Além da nossa programação exclusiva do Papo de Escola, também deixamos abaixo alguns dos nossos outros materiais que falam sobre Gestão, Administração e Liderança e que podem ajudar a potencializar a gestão da sua escola. Acesse:

E se quiser conhecer mais sobre o isaac, o seu parceiro em Gestão Escolar de um jeito incrivelmente simples, acesse nosso site: www.olaisaac.com.br

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo