Como organizar a festa junina da escola na pandemia

Atualizado: há 7 dias

Junho chegou - e com ele a saudade da tradicional festa junina na escola, não é?


Bandeirinhas de festa junina da escola

Nessa época do ano, não há quem resista ao bom e velho arraial. Bandeirinhas, quadrilha, brincadeiras e muita comida típica. Os alunos amam - e a escola, por mais que tenha esse trabalho a mais, também adora!


No entanto, a questão agora é: como realizar a festa junina em plena pandemia? Será que é possível manter a comemoração mesmo com o distanciamento social e todas as medidas de prevenção ao coronavírus?


O que veremos a seguir é que se tem uma coisa que toda escola conhece bem é a necessidade de ser criativa. A cada data comemorativa surgem novas formas de decorar a escola e surpreender os alunos. Neste momento difícil, então, o "jogo de cintura" é fundamental.


Vamos lá?


Boa leitura!


Por que não cancelar a festa junina da escola em 2021


Adultos, idosos, crianças. Todos, independentemente da idade, fomos impactados pela pandemia. De uma hora pra outra, tivemos que nos adaptar a um novo cenário, longe de amigos, familiares e pessoas que gostamos.


No entanto, as crianças e os jovens em idade escolar foram ainda mais afetados. Mais do que um ambiente de ensino, a escola também representa convívio em grupo, contato com crianças da mesma idade e, por isso, que têm muito em comum.


Se até mesmo os professores e gestores sentem falta da escola, não é difícil imaginar o impacto do distanciamento social nas crianças. E é justamente por essa razão que é tão importante encontrar alternativas para manter as festas: pois são oportunidades dos alunos socializarem.


Leia também:


Ideias para a festa junina da escola em pandemia


Nos últimos meses, muitas escolas retomaram as aulas presenciais. Contudo, mesmo nesses casos, ainda há uma série de restrições e cuidados necessários para evitar o contágio pela Covid-19. Portanto, festas presenciais não são a melhor opção.


Mas isso não impede a escola de ser criativa, como mencionamos no início do texto! E o uso da tecnologia é uma boa forma de fazer isso acontecer. Em outras palavras, vamos trazer a experiência da amada festa junina para a esfera digital?


Explore o tema através de atividades


O mês de junho costuma ser todo voltado para festa de São João, então por que não criar essa atmosfera mesmo diante desse novo contexto? Ou seja, podemos ter uma data específica para a festa, mas construí-la com os alunos nos dias que antecedem a data marcada.


Algumas ideias do que pode ser feito:

  • Ensinar os alunos a criarem a própria decoração;

  • Atividades e pesquisas sobre as tradições relacionadas à festa;

  • Incentivar atividades em grupo, mesmo que em videoconferência;

Aqui, vale ajustar a complexidade das atividades de acordo com o nível escolar de cada turma. O objetivo é trazer um conteúdo diferente, multidisciplinar, para o dia a dia dos alunos e despertar o clima junino, que tornará o dia da festa muito mais atrativo.


Crie um evento virtual


O segredo para um evento remoto de sucesso é ter atividades planejadas e uma programação que desperte o interesse dos estudantes. Jogos, apresentações, concursos e até mesmo sorteios de brindes e rifas, por exemplo.


No caso das crianças menores, principalmente, é importante que os responsáveis participem também. Mas mesmo no caso dos jovens, a festa junina em casa é uma boa oportunidade de engajar a família nas atividades escolares.


Além disso, a comunicação da escola pode enviar sugestões de comidas típicas simples, como cachorro quente, pipoca, paçoca, entre outros. Assim, as crianças e adolescentes podem aproveitar uma festa junina em casa e com toda segurança.


Caso seja possível, a escola também pode pedir uma contribuição para montar os kits de festa junina para cada aluno, de modo que todos recebam os mesmos itens. Os kits podem ser enviados ou retirados na escola, por exemplo.


Ações de arrecadação são bem-vindas


Além da festa junina, o mês de junho traz uma mudança brusca de estação: o inverno. Com a queda da temperatura, neste período muitas instituições costumam fazer campanhas de arrecadação de roupas e outros itens essenciais para doação.


Portanto, estimular esse tipo de atitude nos alunos pode ser uma ótima ideia para a festa junina da escola.


Conclusão


As estruturas podem ser variadas, desde as escolas que escolhem atrações para a festa

junina virtual até aquelas que dão preferência a uma interação mais simples entre os estudantes, mas uma coisa é certa: investir nessas atividades é extremamente relevante no momento que estamos vivendo.


E, como vimos, o segredo para trazer o clima junino para as escolas é algo que não falta para professores e gestores, ou seja, a criatividade. O importante aqui é proporcionar experiências diferentes aos alunos e possibilitar que eles estejam em contato - mesmo que remoto - com as outras crianças e adolescentes.


No final das contas, ainda que a gente ame a festa junina presencial, transformá-la em festa virtual é incrivelmente simples.


Além disso, a participação dos gestores escolares em atividades como essa é sempre muito indicada. Afinal, é uma forma de estar perto dos alunos e também de suas famílias.


Quer saber como ter mais tempo para isso? Conheça o isaac! Com o isaac, você não precisa se preocupar com atrasos, inadimplência e burocracias, nós cuidamos de tudo e você tem muito mais tempo para dedicar a outras atividades importantes na escola, como a festa junina! Clique aqui e saiba mais.


669 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo