Gestão do Tempo para gestores escolares

Atualizado: há 7 dias

Entenda a importância e como implementá-la em sua escola de maneira eficiente


O tempo é um recurso extremamente valioso nas escolas. Mantenedores e gestores escolares têm uma rotina tão turbulenta e corrida que, ao chegar ao fim do dia, o desejo é: “só queria ter mais algumas horinhas para conseguir fazer tudo o que preciso”.


Identificou-se com o pensamento acima? Se sim, saiba que este artigo foi feito para você!


Gestão do Tempo para gestores escolares

Compreendemos que diariamente você, gestor escolar, vive “apagando incêndios”. Precisa acompanhar a gestão financeira da instituição, atender e manter a satisfação dos responsáveis pelos alunos, aperfeiçoar o planejamento pedagógico, estar atento a possíveis ausências de professores, cuidar do desempenho dos alunos, entre muitas outras tarefas.


Então, como arrumar tempo para fazer tudo isso e ainda conseguir manter a qualidade de vida dentro e fora do trabalho?


Tendo em vista toda essa realidade, elaboramos esse conteúdo para explicar o que é Gestão do Tempo, qual a sua importância, benefícios e, ainda, oferecer dicas práticas para você conseguir implementá-la de maneira eficaz em sua escola, fazendo com que o seu dia e todos os processos sejam muito mais produtivos.


Continue lendo abaixo para conferir! Boa leitura!



O que é Gestão do Tempo?


A Gestão do Tempo pode ser definida como uma estratégia de organização, planejamento e priorização das tarefas para melhor aproveitamento do tempo, o que resulta na potencialização da produtividade e da performance.


Explicando em outras palavras e com um exemplo, quando você encontra uma pessoa que parece ter tempo suficiente e de sobra para fazer tudo o que quer, é muito provável que ela esteja usando seu tempo com mais eficiência e colocando em prática boas técnicas de gestão do tempo no trabalho ou até mesmo na sua vida pessoal.


Ou seja, a Gestão do Tempo eficaz é uma ferramenta poderosa para o desempenho da escola, impactando diretamente no cotidiano de suas operações e de toda a equipe.



Como o tempo é usado nas escolas?


Como mencionamos acima, gerir o tempo de maneira inteligente é um recurso que pode trazer inúmeras vantagens para as instituições de ensino. E para que você possa entender de forma mais ampla sobre o cenário atual de como o tempo é usado nas escolas e os pontos que mais tomam tempo dos gestores escolares e do corpo docente, trouxemos alguns dados. Veja logo abaixo.


De acordo com a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, coordenada mundialmente pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o tempo gasto por professores brasileiros é em média 20% mantendo a disciplina na classe e 12% envolvidos com questões administrativas. O tempo gasto efetivamente em sala de aula é de 67%. Já em países mais desenvolvidos, como por exemplo a Finlândia, referência no segmento de educação, esse percentual sobe para 81%.


Esses dados mostram que questões burocráticas e de administração também impactam o corpo docente das instituições de ensino, o que tira o foco do fator mais importante: educar. Esse movimento também interfere diretamente na gestão da escola, já que pode trazer prejuízos ao planejamento pedagógico, desenvolvimento dos alunos e satisfação dos responsáveis.


Vamos à outra informação relevante: segundo uma pesquisa do Sinesp, que entrevistou 373 gestores, 53% se queixaram que gastam mais tempo com papéis e formulários do que com atividades pedagógicas, como reuniões com os professores, por exemplo. O pesquisador Rudá Ricci, consultor do levantamento, calcula que 70% do trabalho do diretor escolar está ligado à burocracia.


Diante de todos esses números, a Gestão do Tempo se mostra ainda mais essencial. Ela permite que o mantenedor tenha tempo, de fato, para estar atento a todos os fatores essenciais para a Gestão Escolar de sucesso, garantindo que o desenvolvimento dos alunos, o bem-estar do corpo docente, a satisfação dos responsáveis e a saúde financeira da instituição estejam sempre em dia.



Qual a importância e os benefícios da Gestão do Tempo nas escolas?


“O gerenciamento do tempo e da vida é provavelmente a habilidade mais importante que uma pessoa precisa desenvolver para ter sucesso e ser feliz”, diz o autor Lee Cockerell, em sua obra “A Magia do Gerenciamento do Tempo”. Nesse livro, Lee, vice-presidente executivo de operações do Walt Disney World ® Resorts, revela que: para alcançar o sucesso e a felicidade, você precisa ser organizado não apenas na vida profissional (fazendo controles de qualidade, checklists etc.), mas também na vida pessoal. Senão, de que forma você transformará seus sonhos em realidade? Essa é uma excelente declaração e reflexão sobre a relevância do Gerenciamento do Tempo, que pode ser adaptada e implementada - sem dúvidas - à realidade dos gestores de instituições de ensino. Isso significa que as técnicas de gerenciamento do tempo devem ser vistas como um dos primeiros passos para conseguir alcançar os objetivos, sendo uma importante estratégia que precisa ser aplicada no ambiente escolar.


Então, conheça alguns dos principais benefícios de uma Gestão do Tempo eficaz em escolas:


. Potencialização do nível de produtividade de toda equipe, incluindo corpo docente, administração e gestão.

. Mais horas livres, melhor qualidade de vida.

. Redução do estresse e da ansiedade.

. Aumento da eficiência e da motivação para a realização de tarefas.

. Menos chances para imprevistos e riscos.

. Alcance dos objetivos e metas de maneira mais rápida e consistente.



5 passos para fazer uma boa Gestão do Tempo em sua escola


Agora, que você já leu sobre o conceito de Gestão do Tempo, sua importância e benefícios, que tal aprender alguns passos importantes para implementá-la em sua escola?


Não deixe de conferir abaixo!


1. Elabore um planejamento


Esse é o primeiro passo da Gestão do Tempo na sua escola. Pois, sem o planejamento, fica mais difícil de você ter uma visão ampla sobre todas as tarefas que deve executar, quais são as prioridades e prazos.


Sendo assim, planeje sua semana e/ou dia com antecedência, preparando uma lista com todas as tarefas e anotando as atividades mais importantes, que precisam ser feitas em um curto período de tempo.


Para se organizar, deixe no topo o trabalho de alta prioridade, seguido daqueles que não possuem muita importância no momento. Além disso, você também pode adotar um checklist diário, riscando da lista as atividades que foram finalizadas. Pois, estudos mostram que passar um traço em cima da tarefa concluída proporciona um sentimento de recompensa ao seu cérebro, aumentando a produtividade e motivação.


2. Faça a definição de objetivos e metas


Não ter objetivos e metas em relação às atividades da sua instituição de ensino é como estar perdido, sem saber onde realmente quer chegar. Dessa forma, faça essa definição para si mesmo e para todo o time, e tenham o comprometimento de que o que foi estipulado esteja adequado à realidade, seja desafiador e possível de realizar.


Uma técnica para esse item é deixar suas metas e objetivos em um local que você sempre consiga visualizar, para ter em mente e não se esquecer de tudo o que deseja alcançar.


3. Estipule prazos


Saber quando precisa entregar determinada tarefa é de extrema importância. Assim, você consegue analisar quanto tempo deve ser dedicado a uma atividade específica e faz com que não se perca no meio do caminho.


Portanto, reserve em sua agenda, planilha ou outra ferramenta de organização que preferir o tempo necessário para entregar a tarefa no período estipulado. Esteja sempre atento a isso!


4. Priorize tarefas


Na Gestão de Tempo da sua escola, priorize as tarefas de acordo com sua importância e urgência. Comece conhecendo a diferença entre o trabalho que é importante e urgente, que passa por identificar quais tarefas devem ser executadas dentro de um dia, todas que devem ser feitas em um mês e assim por diante.


Tarefas que são mais importantes não devem ser procrastinadas. Devem ser priorizadas!


5. Gaste o tempo certo na atividade certa


Sabemos que acontecem muitos imprevistos no dia a dia de uma instituição de ensino, mas é fundamental desenvolver o hábito de fazer a coisa certa no momento certo. Evite desperdiçar o dia inteiro em algo que pode ser feito em uma hora ou um pouco mais.


Além disso, delegue! Os papéis e responsabilidades devem ser delegados de acordo com o interesse e a especialização dos colaboradores da sua escola para que eles concluam as tarefas dentro dos prazos.


Uma outra dica valiosa é contar com um ERP, como a Activesoft, sistema de gestão educacional que reúne, numa única solução, informações sobre contabilidade, finanças, fiscal, recursos humanos, entre outros. Assim, você consegue ter mais tranquilidade e tempo para focar em suas tarefas.



Conclusão


Para concluir, todo o panorama apresentado e as táticas listadas ao longo do texto são informações poderosas e podem contribuir muito com a sua produtividade como gestor escolar e de toda a sua equipe. Então, invista na Gestão do Tempo para potencializar os resultados da sua escola!


Quer conferir mais conteúdos enriquecedores para aperfeiçoar a gestão da sua instituição de ensino?


Não deixe de acessar:


. Quais são os fatores essenciais para uma Gestão Escolar de sucesso?


. 5 tendências de Gestão Escolar para 2021


Aproveite também para saber como o isaac pode tornar a gestão da sua escola de um jeito incrivelmente simples, garantindo mais tempo para você focar no que realmente importa: educar. Clique aqui para saber mais.

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo