Quais os fatores essenciais para uma Gestão Escolar de sucesso?

Atualizado: há 7 dias

A Gestão Escolar pode ser definida como um conjunto de estratégias que devem ser estabelecidas para guiar a escola como um todo, de maneira completa.


Quais os fatores essenciais para uma Gestão Escolar de sucesso?

E apesar de muitas pessoas pensarem que os conceitos de Administração e Gestão Escolar possuem o mesmo significado e função, não é bem assim. Apresentam uma grande diferença entre si e são até mesmo complementares.


Diferente da Administração Escolar, que trata basicamente de direcionar o uso dos recursos materiais e financeiros no dia a dia de uma forma mais técnica, a Gestão Escolar atua estrategicamente trazendo elementos para tornar os processos institucionais mais eficientes, incentivando um melhor relacionamento entre os públicos e potencializando as atividades da escola em 360º.


Sabendo de toda a relevância desse tema, listamos abaixo 5 fatores essenciais para implementar uma Gestão Escolar eficaz e de sucesso na sua escola.


Boa leitura!


1. Gestão Pedagógica

Não é surpresa que esse fator seja o primeiro da lista. Não é mesmo?


A Gestão Pedagógica é a base e estrutura para a escola, afinal, é responsável por estabelecer as diretrizes do ensino e todo o conteúdo da grade curricular. Além disso, também é responsabilidade do setor pedagógico acompanhar o desenvolvimento dos alunos e docentes, preparar e aplicar treinamentos para aperfeiçoar o modelo de ensino, reconhecer o trabalho dos professores e motivá-los a manter a qualidade de suas aulas.


Ou seja, esse é um pilar que não pode faltar - de jeito nenhum - na Gestão Escolar. Deve ser analisado e reformulado anualmente, para atender às necessidades do novo período, alcançar os resultados esperados e superar as expectativas.



2. Gestão Financeira


Até 2019, grande parte dos mantenedores focaram a Gestão Escolar prioritariamente na questão pedagógica, o que não está completamente errado, pois como vimos no item anterior, essa área é responsável por cuidar da proposta de valor das escolas: o ensino.


Porém, com todos os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, os gestores passaram a olhar a Gestão Financeira de uma forma diferente, como um pilar extremamente relevante para a saúde e sucesso de suas instituições.


A Federação Nacional de Escolas Particulares (FENEP) afirmou que as consequências da pandemia foram impactantes. Cerca de 80% de risco de falência para creches e escolas da Educação Infantil, em razão da maior dificuldade ou impossibilidade de implementar as aulas remotas.


Então, ao contar com uma Gestão Financeira consistente, é possível:


. Tomar decisões mais ágeis e precisas

. Controlar as contas a pagar e receber

. Ter previsibilidade da receita

. Ter uma visão consistente sobre a taxa da inadimplência dos alunos, evitando situações mais graves em casos de imprevistos.


Visto sua importância e impacto em todo o crescimento da escola, a gestão financeira deve andar lado a lado com a gestão pedagógica e a gestão administrativa, para assim chegar a um resultado satisfatório e estável. E como a gestão financeira demanda bastante tempo, vale apostar em um software de ERP para apoiar e agilizar o processo de gestão escolar, como por exemplo o da Activesoft, empresa de software e consultoria especializada em Gestão Escolar.



3. Gestão de Tempo


Sabemos que um dos maiores desejos dos gestores de instituições de ensino é otimizar o seu tempo e também dos colaboradores. Afinal de contas, uma gestão eficiente do tempo evita atrasos e diminui falhas em processos. Por esses e por outros motivos, esse pilar está entre os principais para uma Gestão Escolar eficiente.


Dessa maneira, o diretor e o coordenador escolar devem reservar algumas horas semanalmente para organizar, delegar, priorizar e facilitar as tarefas de sua equipe. Assim, os dias serão menos estressantes e a energia vai para o que importa: educar.



4. Gestão da Comunicação


Por mais intangível que pareça a Gestão da Comunicação, ela é fundamental para minimizar ruídos e problemas com todo o público (colaboradores, responsáveis e alunos).


É importante que o corpo docente esteja alinhado e de acordo com o propósito da instituição de ensino, os alunos incentivados e engajados com o método de ensino e os responsáveis satisfeitos com todo o trabalho realizado pela escola.


Sendo assim, a Gestão da Comunicação deve contemplar o ato de dar e ouvir feedbacks, considerar opiniões e transmitir respostas e mudanças a partir disso.



5. Gestão de Pessoas e do Ambiente de Trabalho


Parece clichê, mas… Gestão de Pessoas e do Ambiente de Trabalho é o último dessa lista, porém não menos importante fator para uma Gestão Escolar de sucesso.


A área que cuida de pessoas é um fator que merece a atenção do gestor. Além de ser um ponto bastante sensível, administrar os recursos humanos faz com que o ambiente de trabalho seja agradável e estimulante, o que contribui para o desenvolvimento constante da instituição de ensino como um todo.


Então, também não se esqueça de apostar nesse pilar!



A Gestão Escolar e os seus benefícios


Como pudemos notar com a leitura dos fatores apresentados acima neste artigo, a Gestão Escolar eficiente engloba diversos pilares importantíssimos e pode ser utilizada para conquistar inúmeros benefícios para a escola.


“Quando conseguimos equalizar qualidade, compromisso e equilíbrio econômico, podemos projetar e implantar projetos de ampliação física, modernizar laboratórios, implantar plano de carreira e capacitar técnica e pessoalmente os profissionais. As escolas, na sua maioria, não planejam nem procuram especialistas que auxiliem na construção de um plano econômico viável, compatível com o crescimento desejável e com a projeção de crescimento sustentável. ”, declara o autor Almir Vicentini em um artigo escrito por ele para o site Administradores.com.br, com o título de “Gestão Escolar - desculpas verdadeiras”.


Confira a seguir as principais vantagens de implementar uma Gestão Escolar integrada na sua instituição:


. Mantém a motivação dos colaboradores

. Engaja os alunos

. Incentiva a liderança

. Destaca frente à concorrência

. Promove estímulos à participação dos responsáveis pelos alunos no processo de busca da excelência do ensino-aprendizagem

. Acompanha e cuida da saúde financeira

. Orienta e desenvolve habilidades de todo o time, entre outras.



Conclusão


Para finalizar esse tema, vale reforçar que a Gestão Escolar, com todos os seus pilares, é um elemento determinante para o êxito da escola. Quando elaborada de maneira consistente e personalizada às necessidades da instituição, custos são reduzidos, processos otimizados e soluções estruturadas.


Porém, compreendemos também que o dia a dia nas escolas é muito atribulado e que a Gestão Escolar apresenta diversos desafios para ser implementada de forma eficiente, não é mesmo?


Esperamos que este conteúdo seja útil para o seu planejamento e que impactem no sucesso da sua escola. Lembramos que temos outros materiais para auxiliar no seu desenvolvimento.

Aproveite para conhecer o isaac e descubra como podemos transformar a gestão da sua escola de um jeito incrivelmente simples, digital e seguro. É só clicar aqui.



Posts recentes

Ver tudo