Quiz: atinja seu verdadeiro potencial com gestão escolar

Atualizado: há 7 dias

Vamos falar sobre gestão escolar e como atingir seu verdadeiro potencial nesse desafio diário?


Quiz: descubra seu verdadeiro potencial como gestor escolar de instituição de ensino privada

Sabemos que a rotina de um gestor escolar é cheia de momentos para “apagar incêndios”. Esse profissional precisa elaborar ações para o desenvolvimento da sua escola, estar atento à satisfação do corpo docente, acompanhar o projeto pedagógico e os alunos, manter uma comunicação eficaz com as famílias, verificar de forma contínua a saúde financeira da sua instituição particular, entre muitas outras responsabilidades.


Diante de todo o conjunto de estratégias que devem ser estabelecidas para guiar a escola como um todo, de maneira completa, existem pilares importantíssimos que devem ser construídos e analisados. Para saber quais são esses fatores, clique aqui. Preparamos um artigo completo sobre esse tema.


Aqui neste conteúdo, vamos te proporcionar algumas dicas para tornar a gestão da sua instituição de ensino ainda mais estratégica a partir de hoje mesmo e, ainda, um quiz rápido e dinâmico para você descobrir como atingir seu verdadeiro potencial como gestor escolar. Tudo de um jeito incrivelmente simples!


Vamos lá!


Gestão estratégica de escolas particulares


Uma gestão escolar eficiente deve conter o engajamento de várias frentes de ação. Além disso, deve ser composta por diversos elementos, que precisam funcionar de forma integrada, pois o sucesso de um deve estar alinhado à performance do outro.


Dessa forma, confira algumas dicas para potencializar os resultados da sua instituição de ensino.



1. Faça o planejamento anual


O planejamento anual de uma escola privada consiste na definição de objetivos de curto, médio e longo prazo, assim como estratégias e ações para alcançá-los.


Como exemplo, suas metas podem ser aumentar as matrículas em 30%, investir em novas tecnologias, ampliar o ambiente escolar, aperfeiçoar a gestão de recursos humanos, otimizar o orçamento da instituição e garantir uma boa gestão financeira, entre outras.


Tudo isso deve ser pensado a cada ano, idealmente no início de cada ano letivo. Além disso, é essencial que todo o planejamento seja revisado e analisado de forma contínua, para entender se estão ou não no caminho certo.



2. Tenha uma visão 360º sobre a escola


Como gestor escolar, você deve estar alinhado e ter consciência de tudo o que está acontecendo em sua instituição de ensino. Enxergue a escola como um todo, sabendo que o seu sucesso na gestão educacional depende de diferentes partes e áreas.


Com isso, conseguirá fomentar o trabalho em equipe, atuando em conjunto para que os processos fluam de maneira contínua e sem grandes empecilhos para serem resolvidos.


Por exemplo, quando há um nível alto de inadimplência, a gestão escolar investiga os principais motivos relacionados a essa questão e busca por soluções holísticas, ou seja, que passem pelo alinhamento entre diversos setores da escola e dependam de ações preventivas no dia a dia e procedimentos para resolvê-los da melhor forma possível.



3. Invista em uma boa comunicação


Uma comunicação eficiente nas instituições de ensino é um assunto que abordamos frequentemente aqui em nosso blog, afinal, o relacionamento com alunos, professores e famílias impacta diretamente no sucesso de uma escola, principalmente no cenário atual de ensino híbrido e remoto.


Dito isso, é necessário manter canais de comunicação abertos com todo o público. Receba feedbacks e escute o que eles têm a dizer sobre a sua escola, forme uma equipe de atendimento empática e fortaleça os laços com as famílias dos seus alunos. Essas ações farão com que sua instituição se destaque no mercado e que os níveis de evasão escolar sejam reduzidos.


QUIZ: você já atingiu seu verdadeiro potencial como gestor escolar?


Como mencionamos no início deste texto, a rotina de um gestor escolar é turbulenta, cheia de burocracias e falta de tempo de qualidade disponível para focar nas tarefas que realmente merecem atenção.


Quiz: atinja seu verdadeiro potencial como gestor escolar de instituições de ensino privadas

Pensando em tudo isso, criamos um quiz dinâmico e rápido para você descobrir como atingir seu verdadeiro potencial como gestor escolar sem perder tempo. Ao finalizar, você terá acesso a uma análise sobre o seu perfil e dicas de como alavancar seus resultados. Demais, né?


E olha só, é incrivelmente simples responder esse quiz. Basta clicar aqui para acessá-lo.


Conte sempre com o isaac para descomplicar o seu dia a dia e colocar um ponto final na sua dor de cabeça com gestão escolar. Vem com a gente transformar o futuro da educação do nosso país!

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo